quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Evolução Dos Videogames (Console)

Todos estão ansiosos para comprar o PS4 e Xbox One! Videogames da próxima geração que prometem trazer um nível de jogabilidade até então, nunca visto. Mas muitos consoles passaram e foram evoluindo até chegar aonde estamos. Depois de falar sobre a evolução dos controles (Clique Aqui para ver a matéria), chegou a hora de falar dos consoles.


Brown Box

O 'primeiro' videogame da história que temos informação é o 'Brown Box'. Resumindo, o console é uma caixa de madeira que é conectada a TV. Com ele é possível jogar um jogo muito semelhante ao 'Pong' do Atari. Eu falei desse console aqui no blog, mas faz muito tempo e tenho certeza que a maioria de você não viram o post. Então Clique aqui para ver a matéria e saber um pouco mais dessa raridade.



Odyssey


Depois de Brown Box, um videogame que ganhou um certo espaço no mercado, mas logo foi ultrapassado pela Atari é o Odyssey. O console foi lançado em 1972  e faz parte da primeira geração e era produzido pela Philips. O que fez as vendas dos videogames caírem muito foi o lançamento do Atari e a sua péssima divulgação. A fim de aumentar as vendas dos televisores, a Philips disse que o videogame só funcionava nas TVs da Philips. Com isso muitos desistiram de comprar o produto. Parabéns aos gênios que trabalhavam no marketing da Philips. Entre os anos de 1972 e 1977, foram lançadas várias versões do odyssey: Odyssey 300, 400, 500, 2000, 2001, 3000 e 4000.

Abaixo temos o comercial da Philips apresentando o Odyssey. O vídeo chega a ser engraçado, mas na época era alta tecnologia.


Atari


Falar do Atari é chover no molhado. Todos já sabem da qualidade que o console apresentava apesar de não se comparar em nada com os de hoje em dia. Também foram lançado vários consoles ao longo do tempo e recentemente postamos uma matéria aqui no blog que traz a história do Atari de uma forma mais detalhada, mas uma vez clique aqui para ver.

Nintendo Entertainment System


Avançamos um pouco no tempo e chegamos aos anos 80. No Japão era lançado o popular Nintendinho. A Nintendo tinha a intenção de aumentar a venda de seus jogos para arcades, e a solução que encontraram foi lançar o seu próprio videogame de 8-bit. O Nintendo foi a primeira empresa que permitiu que ser console fosse produzido por terceiros, além de receber jogos de outras empresas. Isso ajudou na divulgação levando incrível marca de 60 milhões de unidades vendidas. O principal sucesso foi Super Mario bros. Aliás Mario vem sendo o único motivo da Nintendo se manter em pé até hoje. O videogame chegou ao Brasil em 93, mas até então vários clones foram lançados como o TOP Game VG - 8000 produzido pela CCE.

Super Nintendo Entertainment System


Em 1991 a Nintendo lançava o Super Nintendo. O que até hoje é considerado um dos melhores consoles de todos os tempos. Além de trazer jogos que ficaram para sempre, como Super Mario World, Donkey Kong, Top Gear e muitos outros. O console faz parte da quarta geração de 16-bit. Foram vendidas 49 milhões de unidades. A parceria com outras produtoras de games como capcom continuava e talvez esse foi um dos grandes motivos para o sucesso. Em 1996 o Super Nintendo foi substituído pelo Nintendo 64, que receberá uma matéria especial para outro dia.

Playstation 1


Produzido pela Sony e lançado em 1994 no Japão. O PsOne traz os jogos em CD-ROM. A história da Playstation é engraçada para uns e triste para outros. A Sony tinha uma parceria com a Nintendo. Ambos tinham a ideia de passar os jogos para CDs, assim criando um novo console. Mas as empresas entraram em conflito quando a porcentagem nos lucros foram abordadas. Depois de muitas 'brigas' a Nintendo anunciou a Philips como nova parceira. O Projeto do 'Playstation X' já se encontrava em um estado avançado e a Sony não precisou de muito para levá-lo adiante. O resto da história todos conhecem. A Sony dominou o mercado de games, vendendo 100 milhões de unidades. O videogame de 32-bit apresenta gráficos em 3D de 'alta' tecnologia.

Playstation 2 e Xbox

150 milhões de unidades. Esse são os números das vendas do PS2. Lançado em 2000 com mais de 10.000 títulos disponíveis. Esse ano a Sony afirmou que a produção do console chegou ao fim, mas mesmo assim vários jogos ainda continuam sendo lançados. É possível assistir filmes e ouvir músicas, além de jogar games do PS1. Console de 128-bit trazia uma jogabilidade única e gráficos impressionantes. O Xbox (console da Microsoft) não chegou nem perto de assustar a Sony, mas serviu de aviso. Na próxima geração vocês não estarão sozinhos. 

Playstation 3 e Xbox 360


A palavra jogar ganha uma nova definição. Agora estamos na era dos jogos onlines e acesso rápido. Podemos facilmente ver alguma coisa pela internet e em questões de segundos jogar com alguém que está do outro lado mundo. Sensores de movimento permitem que os jogadores dispensem os controles. Os controles que dessa vez estão sem fio. A Sony não deu muita importância para a ameaça que o xbox trouxe. O 360 dominou essa geração vendendo 70 milhões de unidades, com uma capacidade de armazenamento de até 250 GB. Não preciso nem falar dos gráficos e como são os jogos hoje em dia. A matéria está no fim e o legal é ver como os consoles evoluíram. Uma forma simples se tornou algo complexo e global. Faz tempo que videogame deixou de ser coisas de criança, na verdade nunca foi. Hoje vemos possibilidades fantásticas e tudo isso só tem a melhorar com a nova geração chegando. Quem diria que de uma caixa de madeira chegaríamos a tal nível.

Galera é isso, comentem e compartilhem. Deixem sua opinião  e só você tem alguma informação que não escrevi na matéria, deixe nos comentários. Nós do blog e outros leitores ficaremos felizes em ler o que você tem para falar.

Um comentário:

  1. Muito incompleto este artigo, mal fala dos outros consoles que também tiveram sucesso e de histórias que realmente mudaram a indústria dos games, consoles como o Dreamcast primeiro console a ter jogos 3d, mal falaram da SEGA, Phillips,entre outras empresas que mudaram a história dos consoles.

    ResponderExcluir