quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prototype 1: Um vírus e muitos poderes

Já faz um tempo que os jogos com 'Mundo Aberto' se tornou a preferência de todos os jogadores. Ir para qualquer lugar e fazer o que quer. Essa é a proposta de Prototype, que além dessa liberdade ainda disponibiliza uma série de poderes que deixam tudo ainda mais divertido. O jogo foi lançado em 2009 para PC, Xbox 360 e PS3. Vamos ao enredo!

No jogo assumimos o controle de Alex Mercer. Alex acorda em um necrotério (calma, ele não é zumbi) dentro do porão de uma grande empresa de engenharia genética chamada Gen Tek. Alex não se lembra de nada e não faz ideia de como foi parar ali, parece que suas memórias foram arrancadas. Ao fugir do necrotério, ele descobre que agora tem poderes sobre-humanos que lhe dão habilidades espetaculares. Sem nenhuma lembrança de sua vida anterior, Alex agora procura respostas para tudo o que está acontecendo. E promete vingança contra aqueles que fizeram isso com ele e com toda a população que está sendo afetada por um vírus que acaba transformando as pessoas em monstros deformados e perigosos.


O enredo é muito bom e durante a campanha você fica empolgado em descobrir as respostas e entender a história de Alex Mercer. O ponto máximo do jogo são os poderes que você adquire durante a campanha. Cada poder adquirido nos permite uma série de novos golpes e combinações. Agora vou deixar o trailer do jogo que mostra o nosso personagem usando alguns de seus poderes. O trailer está legendado e foi disponibilizado pela GamingZone BR.


No vídeo podemos ver alguns poderes que vou explicar agora para vocês:

Durante as campanhas quando fazemos missões ou matamos inimigos, ganhamos XP. Ela é utilizada para o aumento do level e a compra de novos golpes e habilidades. Podemos aumentar a velocidade de Alex e suas agilidades nos saltos. O jogo chega a um ponto onde você é capaz de saltar por cima de vários prédios com uma facilidade incrível. Você pode estar no chão e em cima existe um helicóptero. Com simplesmente um pulo (é claro, se você já tiver melhorado ele o suficiente), Alex é capaz de alcançar esse inimigo e destruí-lo ainda no ar.  Outras habilidades podem ser adquiridas como aumento da barra de life, maior resistência a tiros e explosões. Mercer ainda pode escalar prédios facilmente como se estivesse andando pela rua, além de plainar por um determinado tempo.

Mutações corporais permitem que Alex utilize diversos poderes que são capazes de destruir até tanques de guerra. Como são muito golpes, procurei um vídeo no youtube que demonstra todos eles em ação:


Um habilidade muito útil é a de absorver as pessoas. Quando isso acontece, Mercer assume a forma da pessoa além de ter acesso a sua memórias. Em vários momentos você deve fazer isso. Para entrar em uma base militar por exemplo, Alex pode absorver um soldado e se transformar nele, com isso entrando facilmente em qualquer instalação do exército. Além disso a absorvição de pessoas aumenta a sua life.

Se não bastasse tudo isso, Alex ainda pode utilizar armas e alguns veículos como lança-mísseis e tanques de guerra. Ou seja, Alex Mercer é uma espécie de Chuck Norris dos games. Com tudo isso que falei, podemos concluir que o jogo é sensacional, certo? Mas não é bem assim, vou citar alguns pontos fracos que podem decepcionar muita gente. Vamos lá!

O Outro lado da moeda

Apesar de ser mundo aberto, não há muito o que fazer no jogo. Você não pode entrar em carros, comprar casas, trocar de roupa. Se você for jogar pensando que é um GTA com super poderes, pode tirar o cavalinho da chuva. Nada no jogo é interativo, você não pode fazer nada a não ser destruir as coisas e matar pessoas. Além disso as missões são muito repetitivas. Existem várias side-quests que na maioria das vezes são sempre a mesma coisa. 

A inteligência artificial também é muito fraca. Se o Alex Mercer perdeu a memória, as pessoas do jogo não estão muito longe disso. Você pode tocar o terror na cidade e milhares de polícias irão atrás de você. Quando Alex está fugindo e se transforma em outra pessoa, todos passam por você e não fazem nada o que é normal. Depois de se transformar em Alex novamente, você pode voltar ao lugar onde você toco o terror e ninguém vai lembrar que foi você. As pessoas agem naturalmente como se nada tivesse acontecido. Sangue e carros pegando fogo estão espalhadas em todos os lados e as pessoas estão 'sussa'. 

Os gráficos do jogo são muito bons se levar em conta que o jogo já tem quatro anos. A jogabilidade responde muito bem na hora dos golpes, mas é incrível que para realizar movimentos simples, é uma briga desgraçada. Já que um mesmo botão tem várias funções, você acaba realizando movimentos que na verdade nem quis fazer. Quando você está correndo muito rápido, fica muito difícil de fazer curvas. E o mesmo botão que corre é o que escala os prédios. Então muitas vezes você acaba subindo em prédios, escalando casas e se complicando inteiro. Se tem um tanque atrás de você isso pode atrapalhar um pouco.

Como Alex é muito forte, o jogo acaba sendo fácil. Um exemplo disso é que você não recebe dano de queda. Não importa se você pule do maior prédio do jogo, ao cair todo o chão será destruído e todos a sua volta sofrerão com o impacto, mas você não vai perder nada de sua life.

Opinião Final 

O jogo é muito bom e traz muita diversão. Tem um ótimo enredo, mas decepciona em alguns aspectos. Se você gosta de destruir tudo e de matar pessoas, esse é o seu jogo. Agora se estiver procurando um jogo super envolvente com diversos personagens marcantes, então pode passar longe. Eu gostei do jogo, no início ele empolga bastante, conforme você vai ganhando os poderes, mas depois de zerar o jogo não joguei mais. Diferente de GTA onde você sempre acaba encontrando o que fazer, Prototype é limitado, mas que traz muita ação durante a campanha.

Galera é isso! Comentem e compartilhem nas redes sociais. Se você te uma opinião diferente, deixe nos comentários. Tem alguma sugestão para o blog, nos mande um e-mail. Sua participação é essencial.

Valeu e aguardem a análise de Prototype 2!

Nenhum comentário:

Postar um comentário