terça-feira, 18 de junho de 2013

Videogame - A Era dos 8-bit

Em um tempo tão tão distante, só que não, era lançado a terceira geração de videogames. Os principais consoles da época eram 'Nintendo Entertainment System', conhecido também como 'Nintendinho' e o 'Sega Master System'. Era uma época dourada, as belas imagens que os jogos traziam mudavam de uma vez o verbo 'Jogar'.


O primeiro videogame que eu ganhei foi o 'Sega Master System', eu lembro como se fosse hoje da emoção que eu senti naquele momento. O videogame já estava ligado na TV e eu só precisei jogar, eu nem se quer vi a caixa. Jogar Sonic foi incrível, aquelas imagens coloridas, animações 'realistas' me deixaram em êxtase.


Apesar dessa nova tecnologia ter feito sucesso e ser fundamental para a evolução do mercado dos games, no começo a dúvida era extremamente grande. A Nintendo se comprometeu a recomprar todos os consoles que não fossem vendidos. O mercado tinha muitas dúvidas, era um alto investimento e eles não sabiam se existiria algum retorno.

Confira abaixo um pouco de Sonic:


Agora quando falamos de sucesso, nada na época poderia bater a Nintendo. Com títulos como Zelda, Donkey Kong, Mario e Metroid. A Nintendo se transformava na maior industria dos games. Tudo que a Nintendo lançava fazia sucesso.

Assista o vídeo mostrando a gameplay de Metroid. Prestem atenção na movimentação da personagem e o som que ela faz quando pula, parece a misturado do Sonic com o Mario:


Depois de ver você deve estar pensando, ''Que bela porcaria'' mas, foi assim que tudo começou. Se hoje você vê os lançamentos da E3 e fica emocionado, empolgado com a alta tecnologia, saiba que tudo isso só existe graças há esses jogos antigos. Foram eles que mostraram ao mundo o que é videogame.

Uma curiosidade sobre o 'Nintendo Entertainment System' é que esse console é o 'PAI' da pirataria. Até hoje foram encontradas mais de 300 clonagens do console, incontáveis jogos pirateados. Muitos países só conhecem, Mario e Zelda graças há essas clonagens. Em vários lugares ele não era vendido e só com a pirataria algumas pessoas poderiam ter acesso ao Mario, Zelda entre outros.

Também vale lembrar que o NES foi o primeiro console a usar com uma boa frequência jogos de terceiros.

Outro console que foi lançado nessa geração foi o 'Atari 7800' que tinha uma qualidade gráfica melhor que o NES, mas que pelo baixo acervo de jogos se tornou um fracasso.


Resumindo: A terceira geração foi magnífica, para vocês que não tiveram a oportunidade de jogá-los, saibam que perderam muito. 

Deixem o seu comentário sobre essa época maravilhosa, compartilhe a matéria nas redes sociais, isso ajuda muito e curtam a nossa página no face.

Valeu galera e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário