sábado, 1 de junho de 2013

Quando Gráficos não importavam #3

Hoje vamos para a terceira parte da nossa série, já falamos sobre alguns jogos que marcaram a nossa infância como, Lion King, Aladdin, Donkey kong entre outros. São tantos jogos divertidos e que ficaram gravado na memória que eu acredito que essa série vai demorar muito tempo para acabar, então vamos lá!

Um estilo de jogo que eu gostava muito quando era mais novo é Beat-'em-up, que são aqueles jogos onde você sai andando pelas ruas matando os inimigos na porrada, o único caminho é ir para a frente, parece simples mais era muito divertido, ainda é divertido.



O meu jogo favorito desse estilo sem dúvida nenhuma é Final Fight. Foram lançados três jogos e todos criados pela Capcom, o primeiro deles em 1989, com uma boa história e personagens que conquistaram muitos fãs na década de 90. O jogo se passa na cidade fictícia de Metro City que fica é claro, nos Estados Unidos. Um ex-lutador chamado Mike Haggar é eleito prefeito, prometendo acabar com os criminais da cidade. Uma gangue conhecida com Mad Gear, sequestra a filha de Haggar, dizendo que se ele não entregar o cargo, a sua filha Jessica,  sofrerá as consequências. Haggar resolve então salvá-la, mas para isso ele não está sozinho, Cody namorado de Jessica que é mestre em artes marciais, e Guy uma amigo de Jessica que é mestre em Ninjutsu, se juntam com Haggar em uma missão, destruir a Mad Gear e salvar a sua Filha.

O jogo tem 6 estágios e 6 chefes, você pode
se movimentar pelos locais, quebrar algum barril para pegar itens, usar golpes especias, mas esses golpes drenam um pouco da sua vida. O jogo tem um gráfico bonito e uma música que toca durante a campanha que típica dos jogos antigos, muito bom.


Em 1993 foi lançado Final Fight 2, exclusivamente para Super Nintendo. Nesse novo joga da série, Guy partiu para treinar e Cody e Jessica tiraram férias. Metro City finalmente estava vivendo um momento de paz  e harmonia depois que Mad Gear foi destruída, mas nem tudo são flores. O prefeito Haggar está de boa na sua sala e derrepente recebe um telefonema, era Maki, uma amiga de Guy (na verdade cunhada) dizendo que sua irmã e seu pai foram sequestrados por uma gang. Haggar descobre que Mad Gear está voltando e agora com uma forte ligação internacional. Haggar disse que tem uma dívida com Guy, já que ele ajudou a salvar a sua filha. Agora Haggar, Maki e seu amigo Carlos, partem para acabar de uma vez por todas com essa gang.


Esse jogo era demais e a história é simples, Sequestro + Gangue = Porrada, algumas pessoas não gostaram porque o jogo trouxe outros personagens, mantendo apenas o Haggar. Os gráficos estão um pouco melhores, as músicas não mudaram, são até um pouco chatas agora, mas esse jogo tinha uma novidade, pela primeira vez você podia jogar em duas pessoas. Era diversão em dobro, lembro que eu e o Blogueiro de Havaiana passávamos horas jogando. Nesse jogo se não tomar cuidado, você acaba matando o seu amigo na porrada, isso porque os golpes também acertam o seu parceiro, e isso já gerou muitas "brigas" entre eu e o Havaiana. Final Fight 2 é um jogo muito legal que vale apena dar uma conferida. Uma curiosidade desse game é que na primeira fase tem uma mesa ao fundo com algumas pessoas, e entre essas pessoas está a Chun-li do Street Fighter.



 Em 1995, também para Super Nintendo foi lançado Final Fight 3, dessa vez Mad Gear foi finalmente derrotada, mas para arrepiar o Bigode de Haggar, outra gangue surgiu a Skull Cross Gang, espalhados pela cidade de Metro City eles estão fazendo um verdadeiro caos. Guy tinha acabado de voltar de viajem depois de um longo treinamento, e se junta a Haggar, a Detetive Lucia e o lutador de rua Dean que mais uma vez irão em busca dos malfeitores para trazer a paz a cidade, ou tentar.


Como podem ver Haggar é o único que está presente nos três jogos. Nesse terceiro game, praticamente tudo foi melhorado, músicas, gráficos, movimentação e também foi adicionado o modo de jogo "Auto 2 Player", onde você jogava com a companhia de um parceiro, que era controlado pela "máquina". Ainda existia o modo 2 player e dessa vez eram quatro personagens a sua escolha.

Cansei de porrada, eu quero velocidaaaaaaaade !!!!! Em 1992 foi lançado um jogo que viria ser um dos maiores sucessos no mundo dos games, Super Mario Kart.


Diferente dos outros jogos de corrida da época, em Super Mario Kart existia atalhos e itens que ajudava o jogador a vencer as corridas, sem contar que as pistas eram em locais pouco comuns para a pratica desse esporte. No jogo é possível escolher entre 8 personagens, Mario, Luigi, Yoshi, Toad, Peach, Bowser, Donkey Kong Jr e Koopa Troopa. Lakitu que é aquele bichinho que fica voando em cima da nuvem é o proprietário de todas as pistas e ele te ajuda quando você cai na lava ou na aguá, além é claro de carregar o semáforo. 

O jogo podia ser jogado em uma ou duas pessoas com 2 níveis de dificuldade. Super Mario Kart é mais do que divertido, até porque é Mario. Os itens são de grande ajuda durante a corrida, usar um casco ou uma banana para atrapalhar outro corredor é essencial para que você conquiste a vitória. Os gráficos do jogo são bonitos, as músicas empolgantes e a diversão é garantida. O automobilismo era um esporte muito popular na época e unir esse esporte com um personagem amado por todos, foi uma jogada sensacional da Nintendo (Eita Nintendo, quem te viu quem te vê).

Mario Kart foi só melhorando com o tempo, e com a chegada de outros consoles mais moderno no mercado, Mario Kart ficou cada vez melhor e hoje é um dos maiores jogos de corrida dos mundo dos games.

Pra quem não viu ou pra quem quer ver mais uma vez, abaixo tem o link das duas primeiras matérias dessa série, vale dar uma olhada e de certa forma voltar no tempo e ver aqueles jogos que fizeram a nossa infância ser melhor:


Galera eu sei que essa matéria "só" está falando do Final Fight, na verdade eu ia falar apenas sobre o segundo jogo de Final Fight, já que ele é o meu favorito, mas eu não podia deixar os outros de fora é uma história, ia ficar estranho falar apenas de um deles, porém falei um pouco de Mario Kart.

Comentem, compartilhem, critiquem, elogiem, o blog é pra vocês... Valeu e até a próxima.


2 comentários:

  1. Bons tempos eram aqueles, que eu passava o dia todo jogando esses joguinhos com meus amigos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, por mais simples que fossem diversão não faltava.

    ResponderExcluir