domingo, 19 de maio de 2013

Atari: A Era dos Games Começa


Em uma época onde crianças brincavam em frente de casa com seus amigos, surgiu algo que mudaria isso para sempre. Nascia em 1972 a Atari, uma empresa de produtos eletrônicos, que foi responsável pela popularização dos videogames.

Em 1972 a Atari fundada por Nolan Bushneel e Ted Tabney, ficou conhecida pela criação de máquinas de jogo "Pong", além de produzir outros jogos. Pong é um jogo de esporte que simula uma mesa de tênis, cada jogador controla uma barra vertical que rebate uma bola, o objetivo é fazer que o oponente não consiga rebater a bola e deixe que a mesma passe, fazendo assim um ponto. O primeiro Console foi lançado em 1977 e foi chamado de VCS (Video Computer System) o preço era muito alto para época, o que forçou a Atari lançar consoles com preços mais acessíveis, mas que mesmo assim rendesse um bom lucro. Em 1978 a Atari lançava o "Atari 2600", o seu maior sucesso, foram vendidos aproximadamente 30 Milhões de consoles em todo o mundo. Empresas produziam milhares de jogos para o Atari 2600, entre elas estavam, SEGA e Nintendo. O Atari 2600 dominava o mercado nos anos 80, mas tudo isso mudou quando outras empresas lançaram seus consoles.

Nos anos 90 o domínio do mercado passou para a Nintendo e a SEGA. Atari lançou o portátil Lynx, mas sem sucesso, pois a Game Boy que era da Nintendo, dominava o mundo dos portáteis. Em parceria com a IBM foi lançado o "Jaguar", um console que era o mais evoluído da sua época, mas pelo preço alto e poucos jogos o console foi um fracasso. A Atari estava muito atrás de seus concorrentes, então o óbvio aconteceu. A marca Atari foi vendida em 2001 para a Infogrames, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari e vem produzindo games de muito sucesso, entre eles, Roller Coaster Tycoon, Dragon Ball, Enter the Matrix, Driv3r entre outros.

A importância da Atari no mundo dos games é que por ser a pioneira no ramo foi quem criou os moldes para os consoles e por controlar o mercado de games inconscientemente obrigou as outras empresas a ultrapassar seus aparelhos, o que gerou um looping onde uma empresa buscava sempre superar a outra e liderar o mercado. Isso fez com que os videogames evoluíssem para o que são hoje. 



Principais jogos e algumas curiosidades:
•Asteroids (1979) Um dos jogos mais conhecidos, onde se tinha o objetivo de destruir os asteroides sem que sua nave fosse destruída.

Enduro (1983) Considerado o jogo mais clássico e reverenciado por muitos, o objetivo se baseava em apenas dirigir por diferentes ambientes, sem bater ou sair da estrada.

Pac Man (1981) Pode ser eleito como um dos jogos mais conhecidos do mundo, nesse jogo o player precisa comer todas as “bolinhas” sem que seja apanhado pelos fantasmas.

Pitfall! (1985) O objetivo é conduzir o protagonista em meio à floresta desviando de animais selvagens, armadilhas, buracos e tentar recuperar os trinta e dois tesouros.

PONG (1970) Um dos primeiros jogos a ser lançado. A intenção dos criadores era fazer com que o jogo se assemelhasse a um jogo real de Ping Pong.

Space Invaders (1980) Nesse jogo os alienígenas estão se aproximando e sua missão é usar um canhão e impedi-los.

O famoso ator Jack Black em sua infância participou do comercial do jogo Pitfall!, além dele outros nomes de sucesso do passado também fizeram propaganda como Pelé, Abdul Jabbar e Mario Andretti, dos respectivos esportes Futebol, Basquete e Fórmula 1.

Quando Steve Jobs iniciava sua carreira um de seus primeiros empregos foi como técnico da Atari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário