domingo, 14 de abril de 2013

Série Resident Evil #1

Se você é do tipo que adora games do gênero survival horror com certeza a primeira coisa que você deve pensar são os jogos da série Resident Evil.

Sou apaixonado pela série, mas perdi um pouco do tesão ao conhecer os mais recentes, pois perderam o foco da história de zumbis e passaram para parasitas e quem tem  paixão por zumbis acabou se decepcionando.
Quando se ouvia o nome, logo se pensava em cenários assustadores e monstros que tentariam come-lo vivo, mas hoje os sustos são bem poucos além de os inimigos usarem armas.
Pois bem vamos por partes e vocês verão se chegam a mesma conclusão que nós.

Resident Evil 1


Lançado a primeira vez para PS1 pela CAPCOM, em 22/03/1996 o jogo foi um sucesso vendendo 33 milhões de cópias. No ano seguinte foi lançado para outras duas plataformas PC e Sega Saturn.
Em outros anos foram lançados remakes para Game Cube, Nintendo Wii e Nintendo DS.
Se você também é apaixonado por enigmas e charadas esse é o jogo certo para você

Resumo



A história começa na noite de 24 Julho de 1998 com os membros da S.T.A.R.S. investigando uma série de assassinatos brutais envolvendo o canibalismo, porém ao grupo Bravo começar a sobrevoar as Montanhas de Arkley, o contato se perde e a base policial envia o time Alpha para investigar.
Quando o time Alpha desembarca nas florestas um dos integrantes encontra um membro humano decepado. Uma mão! Que parece ser de um dos integrantes do outro time. Em seguida, da floresta surgem cães raivosos que os atacam e muitos membros são mortos.
Todos tentam voltar ao helicóptero, porém um dos mais covardes da série conhecido por Brad Vickers se desespera e abandona seus companheiros para trás.
Os que restaram correram para a mansão e conseguiram lá se abrigar, (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Albert Wesker), porém não sabiam que por lá ficariam por um longo tempo e as coisas terríveis que iriam passar.
Nessa parte você pode decidir com quem você irá jogar, Jill Valentine, (Easy) e Chris Redfield, (Hard). Ao se desenvolver a história, o protagonista vai percebendo o envolvimento de alguns de seus parceiros e que a mansão não é o que realmente parece.

Comentários


Apesar dos gráficos ultrapassados, o jogo apresenta um enredo incrivelmente envolvente, (eu mesmo já joguei e terminei o jogo diversas vezes, mesmo depois do lançamento de jogos mais detalhados).
Procurar armas, balas, vida e descobrir o que se passa são objetivos para quem está jogando. Um game que vale muito a pena de se ter para guardar uma época onde os jogos eram melhores elaborados em quesito história.

Intro





 Esperem pela próxima análise de Resident Evil #2

Um comentário:

  1. Resident Evil 1 ou simplesmente Resident Evil.
    Na minha humilde opinião, O MAIOR GAME DE TODOS OS TEMPOS.
    Confesso que muita coisa marcou na minha vida nesse jogo. Impossível eu listar tudo aqui, mas vou tentar resumir algumas coisas que na época não existiam e me fizeram fã número um desse game:
    - O filme inicial (que hoje todo mundo acha tosco) pra mim foi demais! Sensação de que era um filme mesmo, e quando o jogo começava era a continuação do filme.
    - O primeiro zumbi: Rapaz aquela cena marcou pra todos que jogaram, o cara que diz que não ficou desesperado vendo aquilo eh mentiroso! Duvido que vc não trancou quando o zumbi te agarrou e vc tava só com a faquinha jogando com o Chris! Duvido!
    - Os gráficos (sim os gráficos) super detalhados pra época, desenhos nas paredes, móveis (alguns que vc podia empurrar), tudo foi meio que "chupinhado" do jogo antigão Sweet Home, porém com riqueza muito maior de detalhes,e um mapa gigantesco, no começo qualquer um ficava perdido na enorme mansão!
    - O mapa: ajudava muito. Assim como os gráficos, a idéia não era nova (com certeza foi chupinhado de Super Metroid - outro que considero um dos maiores games) mas foi uma ótima sacada do criador de RE, Shinji Mikami. Afinal tá certo! Tudo que eh bom deve ser copiado!
    - Trilha sonora: sem comentários, músicas sinistras davam o ar tenebroso do jogo, e na hora dos sustos (por exemplo o primeiro cachorro pulando quebrando a janela) aquilo era pavoroso, e muito nêgo dava pause pra se recuperar do sustão!
    - Estratégia: Pra mim foi o que marcou não só este mas os 3 primeiros jogos da série. Pra vc salvar RE você tinha que pensar em tudo. Qual chave usa pra abrir qual porta? Como desvendar essa senha? Qual segredo desse puzzle? Quais inimigos eu não atiro pra economizar munição? Como matar tal mestre? Onde encontrar tal item pra fazer tal coisa? O que eu tiro do baú e levo comigo? Pra onde eu vou agora? O que eu combino pra virar o item que eu preciso?
    Eh amigo, Resident Evil não era pra qualquer um! Tinha que usar a cabeça, não era ficar dando tiro pra todo lado andando pra frente (infelizmente após o 4 fizeram isso).. e pra mim a magia desse jogo tava aí! Inclusive sobre o que alguns comentam "quando atira não anda" isso era demais! Isso que dava mais tensão ao jogo. Além da câmera que pra mim era muito melhor que RE4 "por cima do ombro".. na boa, esse game foi muito foda! E a sensação de estar com a 12 e meter tiro na cabeça de zumbi? Poucas sensações são tão da hora quanto ver cabeça de zumbi explodindo depois de um tiro de 12!!! Muita treta meu!
    RE foi definitivamente um jogo perfeito em sua época. Se Alone in the Dark foi o "pai" do Survival Horror, com certeza Resident Evil foi quem colocou esse gênero em evidência no mundo!

    _X_

    ResponderExcluir