domingo, 2 de junho de 2013

The Legend of Zelda: A Link to the Past

The Legend of Zelda é uma série de jogos criada por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, produzida pela Nintendo. O jogo se passa no reino de Hyrule. O protagonista desses jogos é Link, que na maioria das vezes tem a missão de salvar o reino de Hyrule, salvar a princesa Zelda ou proteger a Triforce.

A Triforce é simbolo que foi deixado pelas Deusas, esse simbolo é formado por três triângulos e cada um deles tem um significado diferente; Força, Coragem e Sabedoria. Juntos eles podem trazer paz e harmonia para o reino, mas em mãos erradas ele pode causar a destruição. O jogo é uma mistura de ação e aventura com elementos de RPG. The Legend of Zelda está presente em todos os consoles da Nintendo.

Na primeira parte da série "Quando gráficos não importavam" eu falei sobre The Legende of Zelda: A Link to the Past que é um dos meus jogos favoritos. Também falei que como Zelda era um jogo complexo eu iria falar sobre ele mais detalhadamente em outro momento. Não pretendo fazer uma série sobre Zelda, mas vou falar sobre a maioria dos jogos, não em ordem cronológica, até porque "não existe" uma ordem cronológica. Calma ela meio que existe, mas é tão confusa e complexa que todas as teorias tentando explicá-la são difíceis de entender. Em 2011 foi lançado um livro que conta a história de Hyrule e nesse livro é revelada a cronologia do jogo, mas mesmo assim você não entende direito. Vou fazer uma matéria tentando entender ao máximo toda essa confusão que envolve as histórias do jogo, mas para que nada fique tão confuso vou falar hoje apenas sobre "A Link to the Past".


Histórias eram contadas em Hyrule, sobre Golden Land onde ficava a Triforce. O malvado Ganon entrara em Golden Land e a transforma no Mundo Escuro. Sete magos perceberam a maldade saindo daquele lugar e criaram um selo e o trancaram lá. Esse selo só poderia ser quebrado pelos próprios magos ou seus descendentes. O tempo passou e a história acabou virando lenda. Tempos depois um mago chamado Algahnim  chega ao reino de Hyrule e consegue boa posição. Algahnim mata o rei passa a perseguir os descendentes do seta magos que criaram o selo. Link está dormindo e é contactado telepaticamente por uma princesa chamada Zelda. Essa princesa avisa Link que ela está presa e precisa da sua ajuda. É nesse momento que o jogo se inicia. 


Faltam palavras para descrever a história de A Link to the Past, a trilha sonora, os personagens tudo é perfeito nesse jogo. Esse jogo foi feito para ficar na história, e conseguiu. Desde o primeiro momento o jogo mostra a suas qualidades, os gráficos são muito bonitos e os personagens não tinha como ser mais carismáticos. Link e Zelda estão vivos na memória dos amantes de games, é impossível não gostar deles. A trilha sonora do jogo é fantástica, na verdade em todos os Zeldas as músicas tocadas durante os jogos sempre foram nota 10. 

A jogabilidade em A Link to the Past é muito boa, no jogo você tem uma barra de mana e corações que representam a sua vida, conforme você avança no jogo o número de corações aumentam. Você pode tanto comprar como achar esses corações, para isso basta quebrar alguns potes, cortar gramas ou matar inimigos, todos eles dropam alguma coisa como, corações, flechas, bombas, rupees (é o dinheiro no jogo)...
Durante o jogo você ganha alguns itens e armas, como Arco e flecha, boomerang, bombas, Magic Mirror entre outros... Esses itens são conquistados normalmente nos templos onde existem algum Boss.

Não é possível falar sobre a inteligência artificial dos inimigos porque o jogo foi lançado em 1991, é muito antigo. Alguns aspectos não devem ser levados em conta pelo fato de o jogo ter mais de 20 anos.

Uma curiosidade sobre o jogo é que em 1990 a Nintendo fez um concurso que quem o vencesse, iria aparecer no jogo. O Vencedor se chama Chris Houlihan e no jogo foi introduzida uma sala secreta onde existem vários rupees azuis e uma pedra telepática que dizia: " Meu nome é Chris Houlihan . Está é a minha sala secreta, mantenha ela entre nós, OK?".   

Como eu falei, cronologicamente é muito difícil de se entender Zelda, então se você for jogar A Link to the Past buscando entende-la, é muito provável que você acabe ficando mais confuso. Agora se você gosta de Zelda é meio que uma obrigação você ter jogado A Link to the Past, se você não jogou, baixe algum emulador e vamos jogar. É um jogo incrível, o jogo é tão bom que é difícil de acreditar que ele é de 1991.

Valeu galera, como eu disse, falarei de outros jogos da série Zelda e vou escrever uma matéria apenas sobre a cronologia, agora é só aguardar......ah, comentem e compartilhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário