sexta-feira, 21 de junho de 2013

Remember Me: Brincando com as memórias

No dia 04 de junho de 2013 foi lançado o jogo 'Remember Me', lançado entre a parceria da Capcom e Dontnod. As duas empresas se uniram no projeto depois que a Sony abandonou o jogo. Antes a ideia era que o jogo seria exclusivo para Playstation, mas com o abandono da Sony ele está disponível para as principais plataformas, PC, Xbox 360 e PS3.


O jogo se passa no ano de 2084 na cidade de Neo-Paris, a cidade vive as maravilhas que a tecnologia proporciona. Robôs espalhados por todos os lados ajudam o humanos em suas tarefas. Nem todos em Neo-Paris vivem com segurança e desfrutam dessa maravilha futurista. Em áreas esquecidas da cidade, as favelas, pessoas sofrem com o abandono e com o perigo constante. No topo de tudo isso está a Memorize, uma empresa gigantesca que inventou o Sensen . O Sensen é um dispositivo que fica na nuca de uma pessoa. Esse dispositivo tem como função o compartilhamento de memórias, ou seja, você pode passar para alguma pessoa uma parte da sua memória para que ela saiba qual foi a sensação e como foi algum momento que você viveu. Com o Sensen também é possível apagar a suas lembranças se você viveu um momento triste, como a morte de alguém próximo e não quer se lembrar disso, o Sensen pode apagar essa memória e vai parecer que você nunca vivenciou aquilo. Na cidade de Neo-Paris as pessoas tem acesso aos caixas eletrônicos de memória, onde você pode comprar momentos felizes de outras pessoas. O Sensen ainda é usado para a recuperação de alguns pacientes, já que os médicos afirmam que memórias felizes ajudam na recuperação daqueles que estão internados.

O jogo começa com a Nilin, a nossa personagem tendo a suas lembranças apagadas. Agora sem saber quem você é e como foi parar ali, é sua missão recuperar aquilo que foi tirado de você, sua memória.

Vou começar falando sobre o que me agradou, vamos lá !!


Eu particularmente gostei demais da história essa questão de brincar com a memória é surreal. Outro ponto que me agradou bastante foram os gráficos. Durante as cutscenes eles pecam em alguns aspectos, mas durante o jogo os ambientes são bem feitos e muito detalhados, fazendo você se sentir em 2084. 

Durante a campanha você enfrenta diversos inimigos e as lutas ganham um destaque maior com a possibilidade de personalizar o seu combo. Na criação de um combo existem os 'Pressens' que quando usado de dá algum benefício. Você pode escolher entre o Pressen que restaura a sua vida, aumenta o dano do golpe ou o que diminui o tempo para usar o próximo especial. Conforme vai lutando você ganha o direito de acrescentar mais um golpe em seu combo, e chega em um momento em que é possível utilizar todos os tipos de Pressen no mesmo combo. Lembrando que quanto maior a sequência mais difícil de acertar, mas quando acertado o resultado é incrível. No começo você vai se enrolar um pouco até entender bem como funciona essa história de combo e Pressen, mas não é nada tão difícil.

Também é possível utilizar especiais onde a força e a velocidade são aumentadas por um curto período de tempo. Confira o abaixo e veja um pouco sobre tudo isso:


O grande foco do jogo são as memórias e durante a campanha você pode adquirir elas de outras pessoas para que seja mais fácil passar por algum ambiente que você nunca esteve antes. Fazer isso é muito simples já que os alvos sempre são fáceis de serem encontrados. A dificuldade só aumenta quando você usa habilidade chamada 'REMIX' que consiste em alterar a memória de alguém para que essa pessoa acredite ter vivenciado algo que na realidade nunca aconteceu. Durante esses momentos uma cena será mostrada e após o fim você terá liberdade 'total' na cena, podendo voltar e avançar da forma que quiser. Sem spoillar vou usar o exemplo do primeiro 'remix'. Você deve fazer uma assassina acreditar que um médico matou o seu marido durante um processo. Para isso você deve alterar o ambiente, modificando algumas partes da memória, resultando na morte da pessoa. Fazendo que com isso a assassina pense que o marido dela morreu, já que essa é a lembrança que ela vai ter. 
O legal é que não existe alterações certas, você deve encontrar a combinação correta no meio de um monte de opções. Caso você erre a combinação o resultado pode ser desastroso e dará game over. 

O jogo pode ser encontrado totalmente legendado em português.

Agora é a hora de falar sobre os aspectos ruins do game.


O jogo é muito linear, não tem como você se perder na cidade já que sempre existe uma seta apontando o caminho que deve ser percorrido. Como eu disse o ambiente é muito detalhado e você fica com a vontade de explorar o ambiente, mas logo que começa a explorar você encontra lugares que não podem ser acessados, porque existem caixas, carros ou grades no caminho. Eu achei muito ridículo o fato de você só puder subir em alguma coisa se ela estiver no caminho em que você deve seguir. Caso tente subir em alguma caixa não é possível, a sua personagem dá um pulo tão escroto que ela quase não sai do chão. Existem também barracas onde pessoas vendem algumas coisas e quando você chega perto aparece um painel que mostra o nome da 'loja' e o que ela venda. Eu pensei que você poderia comprar vidas e habilidades, mas essas 'lojas' não podem ser interagidas, só estão lá de enfeite. Em alguns momentos da fase, aparece um painel eletrônico que monstra a localização de uma memória perdida e cabe a você encontra-lá, mas isso não é obrigatório. É legal porém, a fase é tão linear que não existe dificuldade alguma para encontrar essa memória, por mais que tenham diversas ruas para entrar logo ela está bloqueada, ou seja, achar esses objetos ou achar o caminho é tão simples que parece brincadeira. 

Outro fato que me deixou decepcionado é que você passa muito tempo dando uma de Ezio do Assassin's Creed. Subindo e escalando prédios sem parar, se o ambiente fosse aberto isso seria muito mais divertido, mas como não é você sempre tem que subir pelo mesmo caminho e as vezes existem algumas coisas que te atrapalham e ficam te derrubando toda a hora, fazendo com que você suba tudo de novo.

Outra ponto muito fraco são as expressões que não tem nenhuma realidade, em momentos de alegria ou raiva os personagens tem uma expressão congelado que não demonstra nada, se não fossem as vozes você não saberia o que ele está sentindo naquele momento.

Abaixo temos um trailer incrível do jogo:



Resumindo: Remember Me é um jogo com excelente história, um ótimo modo de batalha, mas que as vezes peca na mesmice. Vale a pena jogar pelo fato de trazer uma ideia diferente dos demais títulos e te levar para uma viagem para o ano de 2084.

Galera é isso, espero que tenham gostado e eu peço desculpas pela falta de postagens nesses últimos dias. Essa semana andou muito corrida e não tivemos muito tempo, mas agora tudo está se acalmando. Compartilhem e comentem por favor, ah.. não se esqueça de curtir a nossa página no facebook.

Valeu e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário