terça-feira, 21 de maio de 2013

Metro: Last Light

No dia 14 de Maio de 2013 foi lançado Metro: Last Light disponível para Xbox 360, PS3 e PC, o jogo é continuação direta de Metro 2033, este lançado em 2010. No jogo nos encontramos na Rússia, um país que está totalmente destruído e cheia de criatura mutantes que dominaram o planeta. Para que a história não fique sem pé nem cabeça, vou falar sobre a história do primeiro game para que tudo fique mais claro. A história do jogo é uma adaptação do romance cult, Metro: 2033 do escritor russo Dmitriy Glukhovskiy. O mundo está em meio a uma guerra nuclear que teve início em 2012, o planeta não é sombra do que um dia já foi. Cidades inteiras foram destruídas e muitas vidas foram perdidas. Em 2033, os pouco que restaram         desta guerra tentam sobreviver em meio a um cenário pós-apocalíptico, utilizando os túneis dos antigos Metrôs como moradia, mas os humanos que um dia foram maioria hoje se escondem de criaturas mutantes que estão espalhadas pelo planeta. Mutantes criados a partir da radiação que há um tempo servia os humanos. No primeiro jogo você assume o controle de um soldado chamado Ayrtom, o seu dever é avisar a população sobre o perigo que está surgindo, os mutantes Darkness.

Esse é um resumo sobre a primeira parte para que seja mais fácil entender sobre o jogo que vamos analisar, agora vamos falar sobre os pontos positivos e negativos do jogo.


Abaixo há Intro do Game:


Metro: Last Light é um FPS do gênero ação e survival horror, que soube muito bem como dosar esses dois gêneros. Em vários momentos a sensação do medo está presente, não chega a ser um Silent Hill, mas algumas partes podem dar uns belos sustos. Em momentos de ação os controles respondem muito bem, não  é muito bom sair metendo bala em todo mundo, as balas acabam rápido e normalmente você está cercado por mais de 2 inimigos, então é melhor pensar bem antes de disparar contra alguém.

Um dos pontos mais legais do game, são os momentos onde você deve matar o inimigos. Já que sair descendo bala não é um bom plano mata-los de uma maneira silenciosa é uma boa escolha, utilizando a sua faca para isso. Você pode se movimentar pelas sombras e pegar os inimigos desprevenidos, dando assim um golpe fatal com a sua faca, e o melhor, sem que ninguém perceba. Apagar as luzes e desligar geradores é o melhor há se fazer quando existem muito inimigos, com isso fica mais fácil pegá-los pelas costas. O seu personagem anda com uma espécie de relógio que mostra quando ele está visível e quando não está. Uma luz acende mostrando que você está em um lugar onde os inimigos podem te ver.  Contra os mutantes não é possível se esconder na sombra já que eles conseguem te ver. Existem aranhas mutantes que morrem quando são expostas a luz, então vai existir momentos no jogo onde há luz pode ser a sua amiga e outros que ela será a sua inimiga.

Você pode comprar armas e melhorá-las ou até pegar umas que podem ser encontradas durante o jogo, perto de alguma pessoa morta ou espalhadas pelo cenário. Você pode carregar até três armas, além de uma faca, granadas e facas de arremesso. O ponto forte do jogo são os cenários, que são muito detalhadas, muito bonito e os gráficos que eles apresentam são fantásticos, os ambientes em que você está jogando foram muito bem feitos, são eles que dão vida há esse mundo pós-apocáliptico.

Quando eu jogo algum jogo, eu sempre tento me por na situação do nosso personagem. Quando eu estava jogando Metro: Last Light, eu me colocava na situação, imaginando como eu reagiria há tudo aquilo. Sempre gosto de fazer isso para que o jogo ganhe mais vida, em Metro é fácil ter essa imaginação. Os ambientes do jogo são muito bem feitos, realistas e o próprio jogo dá a impressão que você está vivento tudo aquilo.

Os controles como eu disse respondem muito bem em todos os momentos. Você pode interagir em alguns momentos com o cenário, abrir portas, armários, caixas, mexer nas lâmpadas para que ela apague, desligar interruptores e geradores entre outras ações. Como a radiação está presente em muito lugares, é necessário que você utilize uma máscara de gás para a sua proteção, mas essa máscara quebra, fazendo com a tela do jogo fique toda trincada e quebrada forçando você a trocá-la várias vezes. Sem o uso dessa proteção você acaba morrendo em poucos segundos. Sujeiras, sangue e aguá embaçam a visão, nesses momentos você deve limpar a máscara, apertando um botão o seu personagem limpa a sujeira com a mão. 

As músicas que são tocadas no jogo são incríveis, a intro do jogo é muito boa e o barulho que os inimigos fazem quando você os mata enfiando a faca no pescoço é incrível, o som do inimigo se engasgando com o próprio sangue é demais.

Nenhum jogo é perfeito, então vamos falar sobre os pontos negativos.

Apesar dos gráficos serem muito bonitos eles deixam a desejar em alguns aspectos. Os personagens do jogo não acompanham a qualidade gráfica presente durante o game. Não existe expressão facial alguma nos personagens, em momentos de tristeza, dor, alegria, raiva ou qualquer outro sentimento não é demonstrado nenhuma expressão. Todos parecem robôs que não se abalam com nada, as vozes demonstram alegria, ou  desespero, mas o rosto não acompanha esse sentimento. Ou seja, não tem como você se sentir dó ou ficar alegre junto com personagem já que ele mesmo não mostra essa emoção. 

A movimentação dos NPCs também são robóticas, movimentos travados e duros dão a impressão que eles estão enferrujados, com uma dificuldade de se mover, não há realidade nenhuma nos movimentos. Outro ponto muito negativo, é a IA (Inteligência Artificial). Os inimigos chegam ao ponto de serem estúpidos, ridículos, há inteligência deles é tão fraca que tem momentos que eles ficam dando volta nos objetos que servem para a proteção. Quando ele sabe onde você está esse problema é amenizado, mas quando ele suspeita que você pode estar por perto, os inimigos agem de forma ridícula, é mais fácil você ser encontrado por uma criança de 3 anos. Só existem duas explicações para você ser encontrado, ou você fez besteira ou eram muitos inimigos e eles te acharam por você não ter para onde ir.

Vou dar um exemplo para que vocês entendam como eles são burros: Eu estava em uma sala e no fim dela tinha um cara acordado sentado em uma cadeira e acima dele uma lâmpada. Resolvi jogar uma faca na lâmpada pra ver se ele iria perceber, e adivinhem... a lâmpada estourou em vários pedaços e ele não mexeu um dedo. Depois disso eu fui andando na direção dele e enfiei a faca no seu peito, eu estava de frente com ele, ou seja, ele não percebeu a lâmpada estourar, a luz apagar e nem que eu estava na frente dele... eu poderia ter jogado a faca nele e matá-lo de uma vez, mas eu queria ver se há IA era tão fraca assim, e infelizmente eu tinha razão.


Quando você pega algum inimigo pelas costas é legal e ruim. O ruim é que ele sempre morre em pé, se ele está agachado fazendo alguma coisa e você chega pelas costas para matá-lo, ele fica em pé automaticamente, ele sempre levante e fica igual uma estátua, muito estranho.


Uma coisa muito estranha no jogo é que o seu personagem não fala. Pra não dizer que ele é mudo, ele fala um pouco durante os loadings (vale lembrar que são poucos loadings e os que tem são rápidos), vários momentos do jogo quando alguém fala, você não dá nenhuma resposta. É estranho quando isso acontece, parece que você é mudo ou surdo.

Alguns Bugs são encontrados no jogo, o corpo do inimigo fica se mexendo no chão depois de você ter matado ele, aconteceu comigo de a cabeça dele desaparecer depois que eu dei um tiro no inimigo já morto. Atravessar armários  ´outro bug presente, e teve uma vez que há Aranha mutante me deu um golpe, que fez o meu personagem subir uns 5 metros de altura e arrebentar a cabeça no teto, e o pior, quebrou há minha máscara de gás... esses bugs provavelmente serão corrigidos quando atualizações forem lançadas, até porque o jogo foi lançado recentemente. Uma das coisas que não gostei foi o fato de você não poder se deitar no jogo, somente se agachar.

Acredito que Metro: Last Light  vai agradar a maioria dos jogadores e decepcionar aqueles mais exigentes. O jogo é aquilo que foi esperado, nada mais e nada menos, vale a pena dar uma conferida.

Galera é isso, espero que tenham gostado da análise, alguma dúvida, informação, sugestão ou uma crítica, deixe nos comentários ou nos mande um e-mail. O nosso e-mail está na lateral do blog.

Valeu e até a próxima !

Um comentário:

  1. MUITO BOA SUA PREVIA DO JOGO MANO..MESMO SENDO UM JOGO DE 2013
    ESTOU PENSANDO EM BAIXA-LO PRA JOGAR...VLEW MSM.

    ResponderExcluir