Hoje eu estava jogando Prototype 2, afim de elevar o personagem ao máximo de sua força, desbloqueando todos os poderes. Depois de alguns minutos percebi que prototype é um grande exemplo para essa questão. Conforme o tempo vai passando os jogos vão se tornando mais fáceis a ponto de não exigir o mínimo de esforço dos jogadores.
Nos jogos atuais é muito comum a qualquer avanço que fazemos existir um checkpoint, permitindo que recomece a partir daquele ponto. Outros jogos ainda permitem o save em praticamente todos os momentos. Em Dragon's Dogma é possível salvar o jogo em qualquer local. O jogo só impede o save se você estiver lutando ou muito próximo de algum inimigo.
Outro exemplo de facilidade encontrada hoje em dia são em jogos do gênero Survival Horror ou FPS. Quando jogamos Resident Evil 1, 2, 3, esses mais antigos, a maior dificuldade que existe é encontrar vida e balas. Cansei de passar várias horas mancando por falta de vida e evitando zumbis por falta de bala. Hoje em dia os inimigos são uns verdadeiros 'bexigões' de aniversário. Você mata e ele dropa alguma coisa, além dos diversos itens espalhados por todo o cenário. Ah.. vale lembrar que para salvar o jogo nos Resident Evil mais antigos, era preciso ter uma espécie de tinta que era usado na máquina de escrever. Além de ter que encontrar a tal máquina. Se eu não me engano em Tomb Raider 2 só era possível salvar quando você encontrasse um cristal azul.
Não sei se estou muito exigente ou o jogos estão muito fracos. Por outro lado alguns títulos apresentam uma dificuldade extrema como Dark Souls que é famoso por isso. Mas, mesmo esses que são muito complicados permitem que o jogador altere o nível de dificuldade a qualquer momento. Alguns jogos que permitem a realização de quests facilitam muio a vida dos jogadores. Se você fizer as missões secundárias não terá dificuldade nenhuma quando for fazer as principais. O jogo não acompanha a sua evolução, fazendo com que a campanha principal fique mais difícil conforme você fica forte. Pelo contrário, não muda nada.
Jogos antigos por mais simples que fossem exigiam muito de seus jogadores, até hoje não me conformo que nunca consegui fazer 103% em Donkey Kong 3. E o pior, meu pai que não se arrisca em nenhum jogo da atualidade devido a sua complexidade e excesso de botões, acabou conseguindo a tal porcentagem. Enfim, se os jogos estão mais fáceis é difícil de dizer, isso pode variar de jogador para jogador. A resposta para a pergunta fica com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário