terça-feira, 9 de julho de 2013

Resident Evil Operation Raccoon City: Oh God Why?

Sempre 'fui' fã da série Resident Evil. Costumava passar várias horas jogando no meu Playstation 1. A cada lançamento eu fico na expectativa de ver um grande jogo que me faça relembrar aqueles velhos tempos, mas todas as vezes é uma nova decepção.

Quando chegou a notícia do RE: Operation Raccoon City, comecei a pensar que a série voltaria a suas origens, mas infelizmente foram só pensamentos. Não que o jogo seja um lixo, sem nenhum ponto positivo. Não é isso. O verdadeiro problema é que cada vez mais, Resident Evil se parece menos com Resident Evil.



Em 1998 a cidade de Raccoon City foi devastada pelo vazamento do T-Vírus, componente desenvolvido de pelo sistema de pesquisa da Umbrella. Para encobrir todas as evidências que ligam a empresa com esse apocalipse. Uma equipe de elite é enviado para destruir qualquer prova e qualquer sobrevivente quem possam incriminar a Umbrella. Ao mesmo tempo os Estados Unidos enviam seus próprios agentes especiais para investigarem os tais acontecimentos e descobrir que são os responsáveis.


No jogo você assume o controle de um dos 4 integrantes da equipe da Umbrella. Sendo possível jogar em modo co-op com 4 jogadores. Muito similar ao Left 4 Dead. Durante o jogo a sensação de nostalgia está presente em vários momentos, passamos por diversos lugares que marcaram a série e enfrentamos o inimigo número 1 - Nemesis.

O Ponto forte do jogo são os momentos clássicos, os lugares, personagens e inimigos realmente fazem você lembrar dos bons tempos. Além da nostalgia os modos de jogos são muito chamativos. Jogar sozinho ou em quatro pessoas. Um modo batalha cada um por si. Além de um modo chamado Heroes onde onde mocinhos e bandidos lutam entres si.


Infelizmente o lado bom para por aqui, tirando isso o jogo só traz decepções. Primeiramente a jogabilidade do jogo é um horrível. Além dos controles não responderem bem os inimigos não trazem dificuldade alguma. Se você estiver jogando Off-line, vai acabar se irritando por diversas vezes com o nível da inteligência artificial dos parceiros. Quando você está caído e precisando de ajuda os companheiros passam por você várias vezes, te ignorando totalmente. Muitas vezes durante a ação, os inimigos vão ficar de costas para você. Durante uma troca de tiros, alguns inimigos podem sair de alguma proteção e sair correndo, permitindo que você fuzile eles por trás.

O jogo é em terceira pessoa e lembra muito Gears of War, mas com controles muito piores. Mirar nos zumbis ou em qualquer outro inimigo é absurdamente difícil, já que a mira não obedece os comandos.

Os gráficos do jogo também são ultrapassados e alguns lugares são absurdamente escuros. Jogos mais antigos como Gears of War e Resident Evil 5 apresenta uma qualidade gráfica muito melhor.

O único momento onde você vai acabar encontrado uma certa dificuldade é quando você enfrenta o Nemesis. Porque além dele, alguns soldados e vários zumbis estão lá para te atrapalhar, e como já falado antes a IA é fraca e seus parceiros dificilmente vão te ajudar em alguma coisa.

Abaixo temos a gameplay para que vocês possam tirar a sua própria conclusão.


Resident Evil marcou a minha infância. Mas hoje eu apenas jogo por respeito que tenho pela série. Com o passar do tempo e a evolução dos consoles, o game evoluiu de uma tal forma que saiu de suas origens e não lembra em nada o que um dia já foi. é claro que tudo precisa ser inovado, mas faz muito tempo que Resident Evil deixou de ser Resident Evil.

Valeu e até a próxima!

Um comentário:

  1. Esse não jogo de jeito nenhum! Só uma vez quando compraram ele aqui, e já desisti nos primeiros dez minutos. Resident Evil é a prova viva de que não se deve comprar um jogo só porque ele é de uma série famosa que você gosta.

    ResponderExcluir